Sugestão de roteiro para escrever projetos em ONGs

Sugestão de roteiro

Neste roteiro, você terá os componentes básicos de uma proposta de trabalho.

1. Título do projeto: o título de seu projeto deve refletir a natureza do problema enfocado e ter um impacto significativo em seu leitor.

2. Sumário executivo: o objetivo do sumário é levar o futuro parceiro/financiador a uma apreciação e compreensão geral de sua proposta, permitindo determinar se ela se adéqua às exigências de suporte técnico e/ou financeiro contido no projeto. Deverá resumir, de maneira eficiente, todas as informações-chave relativas ao projeto, não devendo ultrapassar uma página.

3. Apresentação da organização: a apresentação deve conter: nome ou sigla da organização; composição da diretoria, da coordenação e nome do responsável pelo projeto; endereço completo para contatos e correspondências; histórico resumido da entidade (quando foi criada, diretrizes gerais, percurso ligado ao social, parcerias e trabalhos realizados, resultados alcançados e principais fontes de recursos ou financiamentos da organização).

4. Análise de contexto e justificativa: a análise de contexto deve descrever as deficiências e potencialidades da região aonde o projeto vai se inserir, as características da população local e as iniciativas já desenvolvidas.

Deve analisar a natureza do problema e suas implicações, dando ênfase a aspectos quantitativos e qualitativos, fornecendo dados e indicadores significativos que cubram de maneira suficiente o problema. Essa análise deve se restringir aos elementos básicos que se relacionem ao problema enfocado e que permita esboçar alternativas viáveis de intervenção.

A justificativa deve expor seus argumentos, correlacionando as deficiências locais, necessidades e potencialidades descritas e analisadas com a alternativa de intervenção escolhida, demonstrando a relevância e a necessidade de realização do projeto, bem como sua capacidade de transformação da realidade analisada.

5. Objetivos e metas: os objetivos e as metas do projeto devem ser definidos com clareza e precisão.

6. Público-alvo: devem-se descrever as características (faixa etária, sexo, nível de escolaridade, situação socioeconômica) dos beneficiários (público-alvo) diretos e indiretos do projeto.

7. Metodologia: deve-se relatar, resumidamente, o modelo teórico utilizado, explicitar as rotinas e as estratégias planejadas, as responsabilidades e compromissos assumidos, como o projeto vai se desenvolver, todos os envolvidos e o nível de participação/responsabilidade de cada um.

8. Sistema de avaliação: deve-se descrever como será o sistema de monitoramento e avaliação do projeto, apresentando alguns indicadores tangíveis e/ou intangíveis, os instrumentos e estratégias de coleta de dados e a equipe responsável pelo processo.

9. Cronograma de atividades: o cronograma de atividades deve enumerar as atividades necessárias à realização do projeto e suas etapas no tempo.

10. Cronograma físico-financeiro do projeto e composição do orçamento: deve conter a previsão de todos os custos por item de despesa, durante o tempo de duração do projeto. A composição do orçamento deve explicitar o planejamento da Cobertura/composição desses custos.

11. Anexos: os anexos devem conter as informações (ou documentos) adicionais que o financiador tenha solicitado ou que você considere necessárias como complementação do projeto.

Anúncios
Esse post foi publicado em Novas Propostas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s